domingo, 26 de julho de 2009

A Falibilidade dos Projetos Humanos


"13 Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremo, e ganharemos.
14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.
15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
16 Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória tal como esta é maligna.
17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não faz comete pecado." Tiago 4. 13-17
No verso treze, vemos Tiago dando um recado aos gananciosos.
Note que as pessoas pelas quais ele remete o recado são aquelas extremamente preocupadas em ganhar dinheiro, em lucrar.
Note também que a causa pela qual escreve desta maneira é porque, nessa preocupação toda em "adivinhar" o futuro, Deus em nenhuma ocasião é citado.
Simplesmente há pessoas que planejam suas vidas baseadas em sua própria concupciência dos olhos, ou seja, no desejo de sua cobiça e se esquecem que tudo vem de Deus, e tudo só acontece nesta vida com a permissão de Deus, confira isto nos versos 14 e 15 acimas citados.
Meus amados, o mundo vive desta maneira, todos correm para alcançar grandes coisas e grandes projetos a fim de alcançarem junto com isso a fama e o dinheiro.
Não é errado lutarmos para termos condições melhores, mas o errado é viver somente para isso.
Hoje em dia o mal deste século que vivemos é a depressão, os lares desfeitos, jovens desajustados e tudo isso é fruto de uma vida de ambição.
Quantos pais não tem mais tempo para os filhos, dizem que estão fazendo tudo isso para garantirem um futuro melhor para sua família, mas por causa disso estão destruindo o presente, o "hoje" de seus filhos e famílias.
Casamentos desajustados porque não há mais tempo para o diálogo e filhos abraçados às drogas porque não conhecem o carinho dos pais.
As pessoas se esquecem do hoje para viverem a ilusão de um amanhã que nem sabem se existirá.
Um servo de Deus tem que viver cada momento de sua vida na dependência de Deus, foi isso que Jesus ensinou em Mateus 6. 26-34. Isso se chama "dependência"!
Tiago termina suas palavras falando à respeito daqueles que se gloriam em suas presunções, no verso 16. Presunção: opinião geralmente sem fundamento ou exagerada de si mesmo; de suas próprias qualidades, e Tiago adverte que isso é maligno.
Como servos de Deus não devemos confiar somente na força do nosso braço como fazem a maioria das pessoas. Já ouvi pessoas dizerem que "seu Deus é o seu braço"...pobres miseráveis aqueles que blasfemam desta maneira. Todos nós sabemos que não é bem assim!
Tiago ainda diz que aquele que sabe fazer o bem e não o faz comete pecado.
Em outras palavras, o conselho de Tiago é: "Viva o dia de hoje, ame e faça o melhor por você e sua família, por seus filhos e seu próximo "hoje", deixe Deus cuidar do amanhã.
Viva a vontade de Deus para sua vida "hoje, agora mesmo!".
Que Deus te abençoe com esta palavra...


2 comentários:

  1. oi maria, realmente, muitas pessoas só correm atras do dinheiro, em meu blog fiz uma postagem sobre isso, com o titulo quanto custa um dia de sua vida?
    tanto dinheiro para que se na hora da morte não podera comprar nem mais um segundo de vida, temos que buscar as coisas do alto pis são elas que são eternas.
    fique na paz!
    t+.

    ResponderExcluir
  2. esse blog esta uma bençao em ministra continue assim q Deus te abençoe!t+ wilson

    ResponderExcluir